Vendas - Brasil 0800 605-5113
Vendas Curitiba (41) 2106-5198
Whatsapp Vendas (41) 9 9911-3302

Frestas em Pisos de Madeira

25/07/19  | 

Você instalou um piso lindo de madeira e com o passar dos anos notou algumas alterações nele. Ele não é mais aquele piso tão lindo, que deixava seu ambiente super destacado e com uma aparência clean.

Você olha mais de perto e percebe frestas entre uma régua e outra. Pensa: “Quando instalei meu piso não era assim”!

As frestas são problemas muito comuns em alguns tipos de pisos de madeira. Infelizmente, elas acumulam resíduos do dia a dia difíceis de tirar em uma limpeza comum. Quando o piso de madeira surgiu no Brasil, ele era muito requisitado para casas, apartamentos e ambientes comerciais, e foi se popularizando no piso maciço de madeira, ou “taco”. Com o passar dos anos, em cidades com muita variação climática, encanoamentos e aberturas de frestas foram identificados em muitas residências.

 

Por que isso acontece?

Todos os materiais expandem ou contraem conforme a variação de temperatura e condições climáticas, mesmo que nosso olho muitas vezes nem perceba. A natureza mecânica da madeira também permite que ela contraia ou expanda. Quando um piso de madeira sólido é produzido, ele mantém o sentido de crescimento da árvore no produto, que é de um só sentido.

Por conter um só sentido de crescimento nesse tipo de piso, ele tem mais liberdade de expandir ou contrair naquele sentido também. Ou ele abre muito espaço (frestas) ou ele fica pequeno para o espaço em que ele está instalado, desnivelando o piso).

Como evitar?

O piso estruturado (engenheirado) já possui uma tecnologia que “trava” essa ação mecânica da madeira. Embaixo da estrutura de madeira nobre (de mesma espessura útil do piso em taco), é incluída outra base de madeira com crescimento em sentido contrário.

Essa engenharia é a tecnologia a favor da madeira: utiliza os melhores recursos dela, sem causar imprevistos para o futuro comprador.

O piso engenheirado também pode ser restaurado, vem em réguas de tamanhos variados e como impede essa contração e expansão, é muito mais estável por mais tempo.

Veja na imagem abaixo as diferenças estruturais entre um tipo de piso e outro:

 

Além dessa estabilidade, todos os pisos possuem 08 camadas de verniz + 01 de dióxido de alumínio, dando uma ótima resistência! Os pisos possuem retardante de fogo e são anti-cupins.

Quer conhecer mais sobre pisos estruturados e os benefícios para os seus projetos?

Fale com os nossos consultores, indicaremos sua revenda mais próxima!