Central de Vendas - Brasil 0800 605-5113
Vendas em Curitiba PR (41) 2106-5198

Piso estruturado ou maciço ?

06/11/18  | 

Para ambientes residenciais ou comerciais, à vezes surgem dúvidas na hora de escolher um piso de madeira.
Conforme o projeto, o piso de madeira é a escolha de muitos arquitetos, decoradores de interiores e clientes. Não é por acaso: além do conforto térmico, ele é atemporal, aconchegante e de beleza única. Assim, em muitos ambientes vira o protagonista da cena, pois é durável e acompanha o imóvel por muitos anos.

Muitas são as possibilidades, mas os maciços e estruturados são os que estão na mira de opções, seja pela modernidade do estruturado ou pela nostalgia dos tacos, por exemplo.

Grande parte das pessoas que tomam essa decisão não sabem, mas há uma grande diferença entre os pisos de madeira maciços e os chamados estruturados. Os dois são de madeira nobre e natural, mas veja abaixo como a estrutura deles é muito diferente!

Piso Estruturado de madeira Ipê – Triângulo

 

Piso maciço

O piso maciço é produzido com madeira serrada bruta em medidas específicas, passando por processos mais simples de produção. É o piso mais comum desde que o homem descobriu como utilizar a madeira para o seu conforto. Ainda assim, não possui um tratamento para impedir uma instabilidade dimensional, o que pode provocar trincas e empenamentos. A instalação é um pouco mais complexa e demorada que a do piso estruturado.

 

 

Piso Estruturado
Ele possui uma engenharia moderna, onde lâminas de madeiras compõem a sua base. Por ter as fibras de sua base cruzadas, os efeitos de expansão e contração da madeira são praticamente zerados, garantindo encaixes perfeitos e permanentemente fechados entre as peças.

 

 

O que é a Estabilidade Dimensional
Conforme o nosso clima e umidade, todos os materiais sofrem contração e descontração. Isso acontece mais com alguns materiais do que outros e por diferentes causas. Na madeira, esse efeito acontece principalmente pelo calor e umidade. Isso faz com que os materiais como os pisos maciços possam sofrer algumas consequências: trincamentos e quebras no clima mais seco, assim como empenamentos no clima úmido, causando o indesejável desnivelamento do piso no geral. Depois que alguns pisos maciços passam por esse problema, é praticamente inevitável descartar e substituir as peças danificadas.

 

 

Triângulo: natural e moderno
O piso estruturado da Triângulo não passa por esse tipo de problema, ficando estável no ambiente sempre. Ele é projetado para aliar a madeira natural a uma estrutura que aumenta sua estabilidade e durabilidade. Além disso, é um piso pronto para instalar, já vindo de fábrica com 09 camadas de verniz.

 

Piso Estruturado de madeira Tauari – Triângulo