Central de Vendas - Brasil 0800 605-5113
Vendas em Curitiba PR (41) 2106-5198

O que é Manejo Sustentável?

06/11/18  | 

Nos últimos anos, a preocupação com a preservação ambiental só vem crescendo. Não por acaso: a cada dia, o equivalente a 128 campos de futebol são desmatados ilegalmente por madeireiras clandestinas, que não possuem nenhuma preocupação com as nossas florestas.

A região da floresta amazônica já perdeu quase 20% da cobertura original — o que equivale à superfície de uma França e meia. Estudos apontam que mudanças profundas nos ciclos naturais do bioma, como variação de temperatura e a consequente ameaça à vida animal, podem ocorrer com a perda de 20% a 30% de floresta. Não falta muito para chegarmos lá.

O manejo sustentável
O manejo sustentável é uma série de políticas de boas práticas para a correta extração de uma árvore: somente árvores antigas, que não emitem mais tanto oxigênio para o meio ambiente e que tenham uso comercial podem ser extraídas. Após um longo estudo de catalogação das árvores e aprovação do Ibama, algumas árvores podem ser retiradas para uso da madeira, ou outros benefícios comerciais. Quando uma árvore é retirada, ela abre um clarão na floresta – Isso dá ao espaço a entrada de luz solar necessária para o crescimento natural de sementes que caíram dessa própria árvore ou de outras. Esse mesmo espaço só pode ser explorado novamente quando essas árvores estiverem na mesma condição das que já foram retiradas. Ou seja, leva-se décadas. Assim, a floresta não é impactada e ainda pode ser regenerada. É uma forma do ser humano extrair o que necessita dela, ajudando a ser saudável e com seu ciclo natural correto.

A Triângulo mantém em Rondônia uma floresta própria. A Manoa, como é chamada, atua com muita segurança e estudo, mantida há 30 anos para o manejo sustentável.

Animais
Na Manoa, há uma das maiores concentrações de diferentes espécies de animais. São mais de 360 espécies na área de preservação e 21 delas são de animais em extinção que alí encontram refúgio seguro para seu total ciclo de vida. Onças macacos, gato do mato e aves são os principais moradores desse bioma.

Muito além do manejo sustentável
O manejo sustentável vai muito além de preservar e explorar corretamente a floresta. Várias são as ações que circundam esse projeto, que envolve escolas para crianças e jovens, capacitação técnica sobre a correta exploração florestal para a comunidade, além de emprego e renda para a cidade. Aproximadamente 36% da população ocupada de Cujubim está empregada na cadeia de abastecimento da MANOA. (Base: IBGE)