Depois de passar por um longo processo de estudo de tendências, a Pantone acabou com a expectativa de milhões de fãs, clientes e entusiastas pelo mundo afora: a Cor do Ano 2019 é a nuance de laranja Living Coral.
Segundo a própria Pantone, a cor remete à energia, animação, ao mesmo tempo sendo vibrante e suave. As cores muito têm a ver com o momento de vida das pessoas e a Living Coral em especial nos remete à tecnologia, redes sociais e conexão digital, encorajando as atitudes espontâneas e otimistas.
No site da Pantone, podemos ver as cores de anos anteriores. Antes, tivemos violeta (este ano), o verde do Greenery, candy collors com as cores Rose Quartz e Serenity, o terroso Marsala e rosa (Radiant Orchid) em 2014.
Desde 2012 não víamos uma tendência como a energia do Living Coral, antecedida pela Tangerine Tango.
“A cor é uma lente que equilibra as realidades naturais e digitais da experiencia humana, sendo Living Coral um verdadeiro equalizador. Consumidores anseiam por conexões mais humanas e por conectividade social, qualidades expressas pelo alegre e acolhedor Living Coral, que acerta em cheio, preenchendo esta busca.”
– Leatrice Eiseman – DIRETORA EXECUTIVA DO PANTONE COLOR INSTITUTE
Pisos de Madeira e a cor Living Coral na decoração
Usada na moda e na decoração, as “cores do ano” regem em grande parte a indústria têxtil e de produtos para a casa, também influenciando em diversas outras características: materiais, cores opostas e complementares de outros tipos de indústria. Isso dá uma influência geral às empresas que precisam se reinventar a todo instante para influenciar positivamente o seu consumidor e incluir estratégias que impactem no engajamento de vendas.
Para o piso de madeira Triângulo, as cores influenciam em mercados que se complementam a ele, como os de decoração de interiores, arquitetura e móveis.
Por exemplo: a partir do momento que a parede sofre uma alteração de cores, o piso pode ser reavaliado como parte da decoração do ambiente, se cabe ou não deixar o mesmo, se as cores estão harmônicas.
Conheça abaixo 05 diferentes pisos de madeira da Triângulo que complementarão ambientes com a Living Coral em 2019:
Angelim Ibiza, para influenciar em um contraste vibrante e claro
Pequi Wheat para deixar o ambiente vibrante no geral
Quaruba Atelier e Pequi Paris, para um ambiente de cores e luzes mais confortáveis visualmente
Cumaru, um piso clássico e vibrante.
Tudo vai depender das cores e efeitos que se busca no ambiente.
Mas, o que é um estudo de tendências?
O estudo feito para perceber tendências não é tão simples quanto um suposto gosto subjetivo: passa por um processo longo de pesquisas feitas principalmente com pessoas.
Pesquisas quantitativas, qualitativas e o coletivo possuem dados onde as informações se cruzam: momentos políticos, econômicos, inovações, visão de futuro e aspirações regem esse tipo de pesquisa buscando a maior assertividade possível de resultados.
Segundo o site Mind Miners, as pesquisas de tendências informam ao mercado as projeções para os próximos anos na cadeia de consumo e por isso é usada para avaliações estratégicas de médio (de 3 a 5 anos) e a longo prazo nas empresas.
Alguns padrões são analisados para descrever tendências entre momento passado, presente e futuro. Segundo o Mind Miners esses padrões são:
• Padrão de constância: quando o fator analisado se mantém de maneira constante ao longo de um período de tempo. Por exemplo, quando se trata de volume de vendas, o padrão é constante quando a média de vendas líquidas durante um período não flutua. As vendas podem até aumentar ou cair em determinados pontos, mas a média permanece a mesma.
• Padrão linear: quando existe um aumento ou uma queda constante durante um período de tempo.
• Padrão exponencial: quando ocorre um aumento com taxa de crescimento acelerada.
• Padrão polinomial: quando os dados flutuam entre aumento, estagnação e queda durante um período de tempo.
Observar dados passados e atuais e o padrão que eles formam ajuda a prever os comportamentos que provavelmente serão estabelecidos no futuro. Nesse contexto, o que é tendência? Podemos dizer que quando um padrão começa a se repetir, uma tendência é identificada.
Por exemplo: se as vendas de uma empresa crescem durante o verão e diminuem durante o inverno, e esse padrão se repete durante alguns anos, é possível extrapolar essa informação e assumir que no ano seguinte as vendas vão ser baixas durante o inverno.
Nesse caso, as pesquisas de tendência podem auxiliar o desenvolvimento de uma nova estratégia de vendas, como por exemplo, oferecer novos produtos durante o período de inverno, para tentar evitar essa queda de vendas.
Gostou? Compartilhe!