Triângulo Pisos de Madeira - Inglês Triângulo Pisos de Madeira - Espanhol

Pisos de Madeira, Pisos Laminados, Pisos Vinílicos LVT

Central de Vendas (Todo o Brasil) : 0800 605-5113
Vendas em Curitiba PR : (41) 2106-5198 | Mais Cidades
Indústria de Madeiras Manoa Ltda - Cujubim / RO

HÁ QUASE 30 ANOS NA AMAZÔNIA

08/05/2014 - Lançamento do livro Desafios da Sustentabilidade – CERFLOR – 10 ANOS TRABALHANDO EM FAVOR DAS FLORESTAS BRASILEIRAS, pela editora Essencial Idea, apresenta a trajetória da certificação brasileira e cita a INDÚSTRIA DE MADEIRAS MANOA LTDA como exemplo de boas práticas de manejo florestal e, até o momento, a única empresa com a certificação do CERFLOR para as atividades de Manejo de Floresta Nativa. Leia mais no site da STCP.
A INDÚSTRIA DE MADEIRAS MANOA® LTDA. criada pelo Grupo Triângulo em 1983, atua desde 1999 no mercado de madeiras serradas e lâminas torneadas e faqueadas e é pioneira na adoção de práticas de manejo florestal responsável no Brasil desde que adquiriu 73 mil hectares de florestas nativas tropicais no município de Cujubim, Rondônia. O Grupo Triângulo está presente há mais de quatro décadas no setor florestal, monitorando projetos nas regiões Sul e Norte do País, com cerca de 2 mil colaboradores diretos e indiretos na produção de pisos de madeira, sarrafeados, lâminas e serrados.

Parque industrial da Triângulo Pisos e Painéis Ltda em Curitiba / Paraná

Parque industrial da Triângulo Pisos e Painéis Ltda em Curitiba / Paraná

Em 2007, a Manoa obteve a certificação do Cerflor para suas atividades de Manejo de Florestas Nativas, constituindo-se na primeira e, até o momento, única empresa brasileira a obter tal certificação nesta categoria.

Em seus 29 anos de história, a Manoa tem investido continuamente no estudo e pesquisa de práticas de manejo de florestas nativas. Seu Plano de Manejo, elaborado com o apoio da STCP Engenharia de projetos Ltgda., foi o primeiro plano de manejo florestal da Amazônia aprovado pelo Ibama. Depois de aprovado o seu Plano de Manejo em 1994, que incluiu práticas inovadoras para a redução do impacto ambiental, passou a treinar seus funcionários e aplicar com rigor os quesitos de seu Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), dando início às operações florestais em 1997, catorze anos após a aquisição das áreas. Esse período foi necessário para a obtenção de conhecimentos sobre a floresta e seus impactos na comunidade local, fase imprescindível ao desenvolvimento das atividades da empresa com responsabilidade socioambiental.

A partir de 2002, as práticas foram aprimoradas e, nos anos seguintes, a empresa obteve certificação para suas atividades de manejo florestal e cadeia de custódia - FSC®, que possibilitou o reconhecimento da seriedade e dedicação da empresa na condução de seus negócios. Ações que resultaram, em 2010, na inclusão da Manoa no Livro Casos Exemplares de Manejo Sustentável de Florestas, publicado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

A partir de 2002, a empresa também obteve a certificação Cerflor.

REDUÇÃO DE IMPACTO E CONSERVAÇÃO

Motivada a priorizar um sistema de certificação florestal nacional, em 2003 a Manoa, através de projeto implementado pela ABIMCI em conjunto com a STCP, colocou suas áreas à disposição da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a realização dos testes-piloto necessários à fundamentação da NBR 15.789, normativa que estabelece os princípios, critérios e indicadores para manejo sustentável das florestas nativas brasileiras.

Como consequência natural do processo de melhoria contínua adotado pela empresa e da expertise acumulada em atividades de manejo de florestas tropicais, a Manoa iniciou seu processo de certificação em 2006, com a realização da primeira fase de auditoria junto ao Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). No ano seguinte, 2007, obteve a certificação do Cerflor para suas atividades de manejo florestal sustentável e, daí em diante, é feito o monitoramento anual do cumprimento das condições e dos padrões de certificação.

O desenvolvimento contínuo de estudos detinados à redução de impactos e de conservação dos recursos naturais, como a identificação e o manejo de atributos de alto valor de conservação, alia-se ao zelo da empresa com a manutenção e conservação das mais diversas espécies da fauna e da flora da Amazônia Brasileira, fato esse relacionado à contiguidade das áreas da Manoa com áreas públicas, como as Florestas Nacionais do Jamari e Jacundá, que somadas compõem um grande bloco florestal de aproximadamente 480 mil hectares.

ATENÇÃO À COMUNIDADE LOCAL

Preocupada com o impacto de suas atividades na comunidade local, a empresa priorizou, desde sua fundação, a alocação de mão de obra local para o desempenho de suas atividades e o abastecimento de empresas regionais. Além de capacitação e geração de empregos (atualmente emprega cerca de mil funcionários diretos e indiretos), a Manoa atua como promotora de desenvolvimento local, cultural e de cunho educacional, com ações sociais e a participação de cerca de 36% da arrecadação municipal de impostos. A exemplo de sua preocupação com a educação e o desenvolvimento local, em outubro de 2013 deverá ser inaugurado o Centro de Educação Florestal da Manoa (Ceflom), situado na área do plano de manejo, onde serão repassados a funcionários, estudantes locais e de universidades conveniadas, conhecimentos sobre a floresta e sobre práticas sustentáveis de manejo florestal.

Em 2011, a produção oriunda do manejo abasteceu dezenove empresas regionais, além de alimentar a unidade industrial do Grupo Triângulo localizada em Curitiba, Paraná, a Triângulo Pisos e Painéis Ltda., cujos produtos (pisos e deques de madeira) abastecem o mercado nacional e são exportados para dezenas de países.

Em agosto de 2013 por opção da empresa, não foi renovado o certificado CERFLOR.

Pisos Estruturados de Madeira  Pisos Laminados  Pisos Vinílicos LVT  Arquitetos  Certificações  Piso Estruturado de Madeira Copaiba Sahara  Piso Estruturado de Madeira Cumarú  Pisos Vinílicos LVT Casablanca Vintage  Piso vinílico Treviso  Piso laminado Carvalho Faro  Guia de Compras
CANAIS
  • Facebook Triângulo Pisos e Painéis Ltda
  • Twitter Triângulo Pisos e Painéis Ltda
  • PageRank Checker